top of page

BREXIT: Escassez de combustível e alimentos atingem o Reino Unido

Atualizado: 1 de set. de 2022

Aumento nas contas de energia, preços inflacionados e pouca mão de obra impedem a Grã-Bretanha de se recuperar economicamente da crise causada pela pandemia.

Veículos são vistos do lado de fora de um posto de gasolina em Londres, 27 de setembro. Foto: CNN.

A crise que aflige a economia do Reino Unido gerar rumores em jornais e entre políticos de um "inverno de descontentamento" que se aproxima, uma referência à onda de greves em 1978-79 que colocou a economia britânica de joelhos. Fala-se até de estagflação, a combinação de crescimento estagnado e inflação alta.


Embora a escassez, os atrasos na cadeia de suprimentos e os custos crescentes de alimentos e energia estejam afetando várias grandes economias, incluindo os Estados Unidos, China e Alemanha, a Grã-Bretanha está sofrendo mais do que a maioria por causa do Brexit.


Especificamente, a forma de Brexit adotada pelo governo do Reino Unido - que introduziu políticas de imigração rigorosas e tirou a Grã-Bretanha do mercado de bens e energia da União Européia, tornando muito mais difícil para as empresas britânicas contratar trabalhadores europeus e muito mais caro para elas fazerem negócios com os maiores parceiros comerciais do país.


Haviam outras opções para um futuro relacionamento União Européia-Reino Unido. A escassez de trabalhadores, por exemplo, não era um resultado inevitável do Brexit. Mas na pressa ideológica do primeiro-ministro Boris Johnson para "fazer o Brexit" em meio a negociações tensas com a União Européia, acordos em várias áreas cruciais, incluindo energia, foram deixados de lado.


O sistema de imigração pós-Brexit do governo do Reino Unido, entretanto, foi projetado para reduzir o número de trabalhadores não qualificados que vêm para a Grã-Bretanha e acabar com o que o governo descreveu como "dependência do país de mão de obra barata e pouco qualificada", apesar da taxa de desemprego doméstico na região de apenas 5%.

“No final das contas, o governo tomou a decisão política de dificultar a imigração de profissionais pouco qualificados”, disse Joe Marshall, pesquisador sênior do Institute for Government, um grupo de estudos independente. “A escassez de mão-de-obra poderia ter sido menos severa se o Reino Unido tivesse mantido a livre circulação de pessoas após o Brexit”, acrescentou.

A Grã-Bretanha teve um recorde de 1 milhão de vagas de emprego entre junho e agosto, de acordo com o Office for National Statistics. Restaurantes, pubs e supermercados, incluindo o Nando's, tiveram que fechar temporariamente alguns locais no mês passado devido à falta de pessoal ou porque alguns ingredientes não foram entregues devido ao menor número de caminhoneiros.


O setor de assistência social para adultos também enfrenta uma "crise de força de trabalho" e precisará recrutar trabalhadores estrangeiros para preencher dezenas de milhares de vagas, de acordo com a Care England, que representa fornecedores independentes.


As restrições da cadeia de suprimentos exacerbadas pelo Brexit significam que os consumidores do Reino Unido estão enfrentando um aumento nas contas de alimentos e energia ao mesmo tempo que as medidas de apoio à pandemia estão sendo desfeitas, incluindo apoio governamental para salários e um aumento de £ 20 (U$ 27) semanais para pagamentos de previdência social.


Escassez de caminhoneiros


Esta semana, o governo do Reino Unido foi forçado a recuar parcialmente em sua rígida política de imigração pós-Brexit, depois que milhares de postos de gasolina secaram no fim de semana e varejistas de alimentos advertiram que o país tinha apenas 10 dias para "salvar o Natal".


Em uma entrevista com emissoras na terça-feira, o secretário de Transporte Grant Shapps reconheceu que o Brexit "sem dúvida teria sido um fator" na contribuição para a crise de abastecimento de combustível.


Para aliviar a pressão, o governo emitirá vistos temporários para 10.500 motoristas de caminhão e trabalhadores da indústria avícola estrangeiros. Mas grupos da indústria dizem que a medida não fará muita diferença, em parte porque não está claro se os trabalhadores da UE querem voltar para um país que se tornou mais hostil à sua presença.


"É improvável que o Reino Unido seja atraente para motoristas estrangeiros [que] compreensivelmente escolheram ficar com suas famílias por causa de uma combinação de Covid e Brexit", disse Tim Doggett, CEO da Chemical Business Association, cujos membros também experimentaram escassez de materiais vitais.


"Além disso, as condições de serviços e facilidades nas estradas para os motoristas são melhores [na Europa]", acrescentou.


O presidente da Câmara de Comércio Britânica, Ruby McGregor-Smith, disse que mesmo que os vistos de curto prazo atraiam o número máximo permitido, "não será o suficiente para lidar com a escala do problema que agora se desenvolveu em nossas cadeias de abastecimento". Ela comparou isso a "jogar um dedo de água em uma fogueira".


Os militares do Reino Unido estão agora se preparando para ajudar a fornecer combustível em meio a avisos da British Medical Association de que os trabalhadores da saúde, incluindo motoristas de ambulância, não serão capazes de fazer seus trabalhos porque as bombas secaram, embora a Petrol Retailers Association tenha dito que há " sinais de que a crise nas bombas está melhorando. "

bottom of page