top of page

Crise do gás na Europa se intensifica

Atualizado: 1 de set. de 2022

Os preços do gás natural na Europa dispararam tanto que centenas de milhões de pessoas podem enfrentar casas frias ou contas de energia altas durante o inverno.

Um trabalhador da construção civil observa o parque solar Renewable Energy Systems Ltd em Laudun L'Ardoise, França, em junho de 2021. Foto: CNN

Também há temores de um impacto indireto no sustento das famílias, já que o dióxido de carbono usado na produção de alimentos - um subproduto de fertilizante feito com gás natural - também fica mais caro.


Os políticos culpam o aumento na demanda de gás natural à medida que o mundo acorda da pandemia, interrupções no fornecimento causadas por manutenções e um verão menos ventoso do que o normal, que viu uma queda na energia gerada pelo vento.


Mas, na verdade, a crise da Europa está no setor de energias renováveis. A região tem investido pesadamente em energias renováveis, como eólica e solar, mas não consegue dar energia verde suficiente para as pessoas que precisam.


Depois que a ONU publicou seu relatório climático em agosto, alertando que o mundo deve fazer cortes profundos nas emissões de gases de efeito estufa nesta década, tem havido um entendimento crescente entre os líderes políticos de que a transição dos combustíveis fósseis precisa acontecer mais rapidamente do que o planejado.

O sol se põe atrás do parque eólico Burbo Bank em Liverpool Bay, no noroeste da Inglaterra, em maio de 2021. Foto: CNN.

No entanto, existem outros incentivos para avançar mais rapidamente com as energias renováveis. Uma transição mais completa libertaria a Europa do risco apresentado pelos mercados voláteis de energia e reduziria sua dependência de outros fornecedores de petróleo e gás, como a Rússia. A Europa poderia evitar que sua segurança energética se enredasse em tempestades geopolíticas.


Mais de 40 deputados da União Europeia, a maioria dos países do leste e do Báltico, apelaram à Comissão Europeia para iniciar uma investigação sobre a Gazprom, empresa estatal de gás da Rússia. Eles suspeitam que ela tenha restringido seu fornecimento para elevar os preços e pressionar a Alemanha a acelerar o lançamento do Nord Stream 2, um gasoduto que vai da Rússia e atravessa o Mar Báltico até à Alemanha.

A Gazprom disse à CNN Business que estava fornecendo gás a clientes no exterior "em total conformidade com as obrigações contratuais existentes" e que o fornecimento estava "em um nível próximo ao recorde histórico" nos últimos oito meses.

A Agência Internacional de Energia disse na quarta-feira que as exportações russas para a Europa caíram em relação aos níveis de 2019.


"Em termos do estado russo, há evidências claras de que ele usa suas exportações de gás para seu próprio ganho geopolítico, de forma estratégica, não é apenas um empreendimento comercial", disse Matthew Paterson, da Universidade de Manchester, professor de política internacional que pesquisa política climática.


"É usado gás para obter vantagem sobre a Ucrânia de maneira muito, muito agressiva, e parece usá-lo em relação a outros estados do centro-leste da Europa", acrescentou.


A Europa é há muito um líder mundial em energias renováveis. No ano passado, a União Europeia e o Reino Unido usaram mais energia renovável do que combustíveis fósseis para gerar eletricidade.


Mas, ao mesmo tempo, o Reino Unido depende do gás para suprir cerca de 40% de sua demanda elétrica e a Europa está se expandindo e investindo pesadamente em gás. A União Europeia tem atualmente € 87 bilhões (US $ 102 bilhões) em projetos de gás em andamento, de acordo com um relatório do Global Energy Monitor (GEM).


O bloco está tentando aumentar as importações de gás em 35%, o que a GEM diz estar "em desacordo com a meta declarada da UE de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050".


O gás tem sido amplamente considerado como um combustível de transição "mais limpo" para uso durante a transição do carvão para as energias renováveis para a eletricidade. Mas existem alguns problemas com isso. Embora o gás emita menos carbono do que o carvão e o petróleo, ele é feito principalmente de metano, um gás de efeito estufa muito prejudicial que vaza de oleodutos e poços abandonados.

bottom of page