Eleições no Canadá: Trudeau enfrenta batalha eleitoral

Atualizado: 1 de set.

O governo atual (liberal) e os conservadores da oposição estão em uma disputa acirrada enquanto os canadenses vão às urnas para eleger o próximo governo.

Funcionário do governo segura uma placa informativa em uma seção eleitoral em Kingston, Ontário [Foto: Lars Hagberg / Reuters]

O dia de votação foi oficialmente aberto no Canadá, com os eleitores escolhendo o próximo parlamento do país após uma curta campanha que viu os liberais do primeiro-ministro Justin Trudeau em uma luta feroz contra o Partido Conservador de oposição.


As primeiras pesquisas foram iniciadas em Newfoundland, na costa leste do Canadá, às 8h30, horário local (11h GMT), na segunda-feira. Espera-se que mais de 27 milhões de pessoas votem, de acordo com a Elections Canada, que administra a votação.


Um dia antes, Trudeau e o líder conservador Erin O’Toole fizeram seus últimos discursos para os canadenses.


“O Canadá está numa encruzilhada. Agora podemos escolher a direção certa para nosso país, para seguir em frente - ou para permitir que os conservadores nos façam regredir ”, disse Trudeau durante um comício em Montreal.

O primeiro-ministro liberal do Canadá, Justin Trudeau, cumprimenta seus apoiadores em uma campanha eleitoral no domingo em Montreal [Foto: Carlos Osorio / Reuters]

Falando aos voluntários do Partido Conservador no domingo em Markham, Ontário, ao norte de Toronto, O'Toole revidou os ataques de Trudeau, acusando o líder liberal de "chamar uma eleição de $ 600 milhões em vez de se concentrar na saúde das pessoas".

“Portanto, amanhã podemos votar pelo melhor, garantindo que não recompensaremos o Sr. Trudeau por uma eleição de US $ 600 milhões”, disse O'Toole.

A campanha eleitoral canadense tem sido dominada por preocupações com COVID-19 e vacinas obrigatórias, investimentos em saúde e cuidados infantis, planos de recuperação econômica e habitação, entre outras questões importantes.


Trudeau chamou a votação em meados de agosto, dois anos antes do previsto. Embora especialistas tenham afirmado que o líder liberal convocou a eleição na esperança de que a forma como seu governo lidou com o coronavírus daria ao partido uma maioria, Trudeau enfrentou protestos furiosos ao longo da campanha e muitos eleitores o criticaram por convocar a votação durante a quarta onda da pandemia .


Trudeau é primeiro-ministro desde 2015, mas os liberais perderam a maioria no congresso nas últimas eleições federais de 2019.


O partido estava com 31,4% de apoio no domingo, de acordo com o Poll Tracker da CBC News, que agrega todos os dados das pesquisas públicas, em comparação com 30,9% para os conservadores e 20% para o Novo Partido Democrático (NDP) de esquerda em terceiro lugar.

__________________________________________________________________________________

Créditos à reportagem da Al-Jazeera que serviu como base para esta matéria: https://www.aljazeera.com/news/2021/9/20/canada-votes-polls-open-trudeau-faces-election-battle