Furacão Ida deixa mais de 1 milhão sem energia e devasta regiões inteiras nos EUA

Atualizado: 1 de set.

O furacão Ida causou danos substanciais no sudeste da Louisiana, matando pelo menos uma pessoa, destruindo telhados e acabando com a energia do estado. Foram enviadas equipes de resgate nesta segunda-feira (30) de manhã para um número incontável de casas inundadas, onde as pessoas estão pedindo ajuda ansiosamente.

Um homem passa por uma parte do telhado de um prédio que foi arrancada pelo furacão Ida no bairro francês de Nova Orleans no domingo. Foto: CNN.

Ida, agora uma tempestade tropical de movimentação lenta passando sobre o sudoeste do Mississippi, ainda representará uma grande ameaça para os moradores, não apenas nesses dois estados, mas também nos vales do Tennessee e Ohio à medida que se arrasta para o norte nos próximos dias.


A extensão dos danos só agora começa a ser vista com o amanhecer - mas as equipes de resgate estão recebendo vários pedidos de ajuda de pessoas que subiram em sótãos ou telhados enquanto a água subia em suas casas - especialmente em bairros nos arredores de Nova Orleans.

"Parece que há centenas, possivelmente mais, de pessoas presas em suas casas, com alguma extensão de água infiltrada - de trinta centímetros de profundidade a pessoas refugiadas nos sótãos", disse Jordy Bloodsworth, capitão do grupo de resgate voluntário da Marinha Cajun da Louisiana, à CNN nesta Segunda-feira de manhã.

Bloodsworth estava enviando suas equipes para LaPlace, na Paróquia de São João Batista, a oeste de Nova Orleans, onde o Serviço Meteorológico Nacional e postagens nas redes sociais indicaram que várias pessoas pediram resgate.


O furacão Ida atingiu a costa no domingo perto de Port Fourchon, no sudeste da Louisiana, como um furacão de categoria 4 por volta da 13h e lentamente varreu o estado, levando ventos catastróficos e chuvas torrenciais aos mesmos lugares por horas.


O vídeo dessas áreas mostram partes de telhados voando de casas e empresas, árvores caídas sobre carros e casas e enchentes tomando conta de estradas e comunidades no sudeste da Louisiana e no sul do Mississippi.


Mais de 1 milhão de pessoas na Louisiana estavam sem energia na manhã de segunda-feira, de acordo com PowerOutage. Entre eles está toda a região de Orleans, que foi atingida por "danos catastróficos na transmissão", tuitou a prefeitura da cidade na noite de domingo. Mais de 130.000 pessoas estavam sem energia no Mississippi, informou o PowerOutage.US.

O astronauta da Agência Espacial Européia Thomas Pesquet tirou esta foto do furacão Ida no domingo, a partir da Estação Espacial Internacional. Foto: CNN

A Entergy Louisiana disse que alguns de seus clientes podem ficar sem energia por semanas. E a tempestade de até 15 pés e ventos de até 240 km por hora podem deixar partes do sudeste da Louisiana "inabitáveis por semanas ou meses", de acordo com uma declaração local sobre furacões do Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleans.