top of page

Grupo anti-Talibã defende a última província livre do Afeganistão

Um grupo de resistência no Afeganistão afirma ter milhares de pessoas prontas para lutar, numa região remota cuja defesa contra facções opostas remonta a décadas. Agora, esta província está sob ameaça.

Ahmad Shah Massoud, Ministro da Defesa (centro) do Afeganistão e líder da Aliança do Norte, é visto nesta foto sem data em Anaba, província de Panjshir, Afeganistão. Foto: Getty Images.

Ali Nazary, chefe de relações exteriores da Frente de Resistência Nacional do Afeganistão (NRF), disse à BBC que querem prosseguir com negociações pacíficas.


Mas, acrescentou, "se isso falhar ... então não vamos aceitar qualquer tipo de agressão".


Enquanto isso, o Talibã afirma que cercou a fortaleza do grupo no vale de Panjshir e os colocou sob cerco.


Números da resistência também disseram que o Talibã agora está avançando na região, a nordeste da capital Cabul.


Onde fica o vale de Panjshir?


O Vale Panjshir, cerca de 150 quilômetros (cerca de 93 milhas) ao norte de Cabul, é o epicentro da guerra de guerrilha afegã, famosa por ter lutado com sucesso contra invasões, inclusive das forças soviéticas durante a guerra soviético-afegã de 1979 a 1989, e do Talibã na década de 1990.


O vale há muito tempo resiste à ocupação estrangeira; o exército do Império Britânico não conseguiu penetrar na região durante sua tentativa de tomar o Afeganistão no século XIX.


Na década de 1980, os combatentes que defendiam o vale sob a liderança de Ahmad Shah Massoud conseguiram manter as forças soviéticas afastadas, mesmo quando a URSS controlava Cabul e grandes áreas do resto do país.


A paisagem do Vale Panjshir desempenha um papel em seu sucesso defensivo. Aninhado na cordilheira Hindu Kush e acessível apenas por um estreito desfiladeiro, as forças locais há muito aproveitam sua localização remota como uma vantagem sobre os possíveis invasores.

Uma visão geral do vale de Panjshir visto do túmulo de Ahmad Shah Massoud, no 10º aniversário do assassinato de Massoud, em Saricha, em 9 de setembro de 2011. Foto: Getty Images.

Ahmad Shah Massoud foi um influente comandante de guerrilha que liderou a resistência contra a URSS e depois liderou o braço militar do governo afegão contra milícias rivais na década de 1990. Depois que o Talibã assumiu o controle, ele foi o principal comandante da oposição contra seu governo, até seu assassinato em 2001.

"A NRF acredita que, para uma paz duradoura, temos que resolver os conflitos culturais no Afeganistão", diz Nazary. "O Afeganistão é um país formado por minorias étnicas, ninguém é a maioria. É um estado multicultural, por isso precisa de divisão do poder - um acordo de divisão do poder onde todos se vêem com representação."

Nazary também disse ao programa Today da BBC Radio 4 que Panjshir teve um influxo recente de forças de resistência locais de todo o país, que se juntaram a combatentes que já haviam treinado localmente.


"O Exército Vermelho, com seu poder, foi incapaz de nos derrotar ... Não acho que nenhuma força agora no Afeganistão tenha o poder do Exército Vermelho. E o Taleban também há 25 anos ... eles tentaram tomar sobre o vale e eles falharam, eles enfrentaram uma derrota esmagadora. " Conclui o líder da NRF.


bottom of page