top of page

Metaverso e o futuro da comunicação

Atualizado: 1 de set. de 2022

O que é o Metaverso? Porque tantas pessoas estão falando sobre isso hoje em dia? Qual será o impacto do metaverso no cotidiano das pessoas em um futuro próximo? Vamos tentar responder à estas questões neste artigo.

A imagem mostra uma figura que lembra um ser humano digitalizada em pixels azuis e amarelos num fundo preto.
Um metaverso é uma rede de mundos virtuais focados na conexão social.

O termo metaverso foi cunhado no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson, escrito em 1992, onde os humanos, retratados como avatares programáveis, interagem uns com os outros em um espaço virtual tridimensional que é uma metáfora do mundo real. Stephenson usou o termo para descrever um sucessor da internet baseado em realidade virtual.


Os usuários do metaverso o acessavam por meio de terminais pessoais que projetavam uma tela de realidade virtual de alta qualidade em óculos usados ​​pelo usuário, ou em terminais públicos. Stephenson descreve uma subcultura de pessoas que optam por permanecer continuamente conectadas ao metaverso, recebendo o apelido de "gárgulas" devido à sua aparência grotesca. Dentro do metaverso, os usuários individuais apareciam como avatares com diversas aparências, com a única restrição de altura, para evitar que as pessoas criassem gigantes.


Definições


No futurismo e na ficção científica, o termo é freqüentemente descrito como uma iteração hipotética da Internet, um mundo virtual único e universal que é facilitado pelo uso de fones de ouvido e óculos de realidade virtual aumentada.


Vários metaversos foram desenvolvidos para uso popular, como plataformas de mundo virtual, um exemplo sendo o ambiente simulado chamado Second Life. Algumas iterações do metaverso envolvem a integração entre espaços virtuais e físicos e economias virtuais, muitas vezes incluindo um interesse significativo no avanço da tecnologia de realidade virtual.

O termo tem visto uso considerável como uma palavra da moda com fins de relações públicas, exagerando o progresso de várias tecnologias e projetos relacionados. A privacidade da informação e a possibilidade de viciar os usuários são preocupações dentro dos metaversos, desafios já enfrentados pelas indústrias de mídia social e videogame como um todo.


Realidade Virtual


Em 2019, a empresa de rede social Facebook lançou um mundo de realidade virtual chamado Facebook Horizon. Em 2021, o Facebook foi renomeado para "Meta Platforms" e seu presidente Mark Zuckerberg declarou o compromisso da empresa em desenvolver um metaverso.


A Microsoft adquiriu a empresa de VR AltspaceVR em 2017, e desde então implementou recursos do metaverso, como avatares virtuais e reuniões realizadas em realidade virtual no Microsoft Teams. Em 18 de Janeiro deste ano, a Microsoft também adquiriu a gigante dos games Activision Blizzard, criadora de sucessos como World of Warcraft, Overwatch, Diablo, Call of Duty e Candy Crush. Esta compra foi avaliada em 84 bilhões de dólares, sendo a transação mais valiosa de todos os tempos no mundo dos games e tem como objetivo facilitar a aproximação da Microsoft com o metaverso, devido à grande experiência da Blizzard em plataformas de interação social no mundo virtual.


O que esperar?


Existe uma grande possibilidade do Metaverso se tornar uma realidade nos próximos anos, com uma utilização em massa pela sociedade, inclusive muitos especialistas classificam o metaverso como o "futuro da internet", porém a vinda de uma plataforma social pouco regularizada, com grande liberdade individual pode desencadear problemas tais como a adicção, o crescimento da cultura do ódio e preconceito e a proliferação de golpes financeiros.


Não que só hajam consequencias negativas em relação ao metaverso, porque ele apresenta uma grande oportunidade de conexão entre pessoas que mesmo a internet não providencia hoje. Talvez o futuro seja um resultado equilibrado dos prós e contras, como a maioria das inovações tecnológicas se mostrou, nada é garantido quando se trata de uma mudança tão grande na sociedade como esta.

 

Fontes:


Artigo em inglês sobre o Metaverso na wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Metaverse


Vídeo da Jovem Pan News sobre o Metaverso: https://www.youtube.com/watch?v=1nfy3avo9Ag








bottom of page