top of page

Mulher indiana que acusou membro do parlamento de estupro morre em auto-imolação

Uma mulher indiana de 24 anos que acusou o parlamentar Atul Rai de estupro em 2019, morreu em um hospital de Delhi, uma semana depois que ela e seu amigo se incendiaram do lado de fora do Supremo Tribunal da Índia.

Estudantes e assistentes sociais em Amritsar seguram cartazes durante um protesto em busca de justiça por um caso de estupro. Fotografia: Narinder Nanu / AFP via Getty Images

A mulher e um amigo do sexo masculino fizeram uma live no Facebook em 16 de agosto, antes de jogarem gasolina sobre si mesmos e acenderem o fogo. Eles foram levados ao hospital com queimaduras graves. O homem morreu no sábado. A mulher sucumbiu na noite desta terça-feira(24).


A dupla viajou do estado de Uttar Pradesh para a capital, Delhi. Seu ato desesperado, do lado de fora da Suprema Corte da Índia, para atrair a atenção para sua situação, surpreendeu o país.


A mulher acusou Atul Rai, um parlamentar do Partido Bahujan Samaj (BSP), de estuprá-la em sua casa na cidade de Varanasi e registrou uma queixa policial contra ele em maio de 2019.


O parlamentar, que nega a acusação, foi preso um mês depois e está na prisão há dois anos.


Em novembro passado, o irmão de Atul Rai registrou uma queixa policial, acusando a mulher de calúnia. No início deste mês, um tribunal emitiu um mandado de prisão contra ela.

“Eles emitiram um mandado inafiançável contra mim. O juiz me convocou. Eles são todos parte do mecanismo...”, afirmou a mulher, na live. “Agora, vocês (Polícia de Uttar Pradesh) podem abrir casos falsos e mandados inafiançáveis contra nós…. Este é o sistema judicial de Uttar Pradesh! ”, afirmou o homem que estava com ela antes de derramar óleo e se incendiar.

Rai é acusado de ter estuprado a mulher em março de 2018. Em um arquivo policial de 1º de maio de 2019, a mulher disse que conheceu Rai enquanto disputava as eleições do sindicato estudantil e que havia procurado ajuda financeira dele.


Os pais da moça, que moram em Ballia, disseram que não sabiam quando ela foi para Delhi. “Ela nunca nos contou nada sobre seu caso. Queríamos ajudá-la, mas ela disse que cuidaria disso ... O MP e seus associados a vinham assediando desde 2019. Queriam que retirássemos o caso, mas não o fizemos. Eles também tinham alguns vídeos e nos ameaçaram, mas minha filha disse que lutaria ”, disse seu pai ao The Indian Express.


“Minha filha nunca fugiu ... Eu não sei por que eles emitiram um mandado inafiançável contra ela. Ela estava chateada e desapontada. Quero que o governo tome medidas estritas contra os policiais. Minha filha foi assediada e torturada. Gostaríamos de saber mais ”, disse ele.


Prédio da suprema corte da índia, local onde a mulher iniciou a live. Foto: Asian News.

Apesar da atenção global sobre este tipo de caso, o número de crimes sexuais contra as mulheres não tem diminuído. Em 2018, a polícia registrou 33.977 casos de estupro na Índia - uma média de estupro a cada 15 minutos. Os ativistas dizem que os números reais são muito maiores, pois muitos nem mesmo são relatados.


Os ativistas dizem que a má implementação das leis, especialmente nos casos em que os acusados ​​são homens influentes com dinheiro ou poder político, significa que muitas vítimas não conseguem encontrar justiça.


E em nenhum lugar isso é mais visível do que em Uttar Pradesh, um dos estados mais atrasados ​​da Índia com uma população maior do que o Brasil.


A horrível auto-imolação da mulher de 24 anos não é a primeira vez que uma vítima, acusando um homem influente de estupro, teve que dar um passo tão drástico para ser levada a sério pelas autoridades.

bottom of page