top of page

Oriente Médio: Exército do Irã realiza treinamento perto da fronteira do Azerbaijão

Atualizado: 1 de set. de 2022

Teerã diz estar preocupado com a presença de Israel perto de suas fronteiras com o Azerbaijão.

A televisão estatal liberou imagens de tanques, helicópteros, artilharia e soldados sendo posicionados em uma área não especificada no noroeste do Irã [Arquivo: Reuters]

Os militares do Irã iniciaram um robusto exercício militar perto da fronteira do país com o Azerbaijão, em uma demonstração de força em meio às tensões com seu país vizinho, em parte ligadas aos estreitos laços deste último com Israel.


O exército também disse que estava testando um drone de longo alcance fabricado localmente e outras "conquistas militares" pela primeira vez.


Isso aconteceu depois que o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã implantou equipamentos e tropas perto da área de fronteira no mês passado, logo após o Azerbaijão, a Turquia e o Paquistão conduzirem um exercício militar em Baku.


O Irã disse abertamente que está preocupado com os estreitos laços militares do Azerbaijão com seu arquiinimigo Israel, cujo fornecimento de drones de assalto de alta tecnologia e outros equipamentos ao exército azeri parece ter ajudado a pender a balança a seu favor durante os 44 dias de guerra com as forças armênias no ano passado.

Dando as boas-vindas ao novo enviado do Azerbaijão a Teerã na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, advertiu que o Irã "não tolera a presença e as atividades do regime sionista contra sua segurança nacional e fará o que for necessário a esse respeito".

Durante o exercício militar na sexta-feira, Kioumars Heydari, o comandante das forças terrestres do exército iraniano, disse à TV estatal que o Irã também está preocupado com a presença de combatentes que o Azerbaijão trouxe durante os combates do ano passado na região disputada de Nagorno-Karabakh.


“A República Islâmica do Irã nunca iniciou nenhuma invasão. Mas quando houve uma guerra entre a Armênia e o Azerbaijão, um número considerável de terroristas do ISIS foi chamado para a área ”, disse ele, referindo-se ao grupo armado também conhecido como ISIL.


No início desta semana, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse durante uma entrevista à agência estatal turca Anadolu que ficou surpreso com o exercício militar.


“Cada país pode realizar qualquer exercício militar em seu próprio território. É seu direito soberano. Mas por que agora e por que na nossa fronteira? ” disse ele, ressaltando que esta seria a primeira vez desde a queda da União Soviética que o Irã estaria fazendo tal demonstração de força tão perto da fronteira.


As tensões entre os dois vizinhos também aumentaram depois que o Azerbaijão impôs uma “taxa de trânsito” aos caminhões iranianos que circulavam pela região de Karabakh e prendeu dois motoristas de caminhão iranianos no mês passado.


Aliyev disse em sua entrevista que as novas obrigações reduziram gradualmente a zero o número de caminhões iranianos que transportam cargas para a Armênia.

bottom of page