top of page

Racismo alimenta ameaça de terrorismo ligado à extrema direita no Reino Unido

Atualizado: 1 de set. de 2022

A questão "tóxica" do racismo está alimentando uma ameaça crescente da extrema direita, advertiu o chefe do MI5 (Serviço de Inteligência Doméstico do Reino Unido).

Membros do grupo de extrema direita "The Base" tentaram recrutar adolescentes no Reino Unido. Foto: BBC

Ken McCallum, chefe do MI5, disse que o governo está monitorando adolescentes de apenas 13 anos atraídos para atividades extremistas, muitas vezes online.


Não há nenhum sinal de países estrangeiros tentando semear divisões em relação à raça e o Reino Unido teve que olhar mais perto para entender o problema, disse ele.


Apresentando uma visão geral das ameaças que o Reino Unido enfrenta, McCallum disse que o terrorismo de extrema direita "infelizmente veio para ficar", com 10 dos 29 planos terroristas interrompidos nos últimos quatro anos estando ligados a esse movimento.

Para o chefe do MI5, esta situação foi alimentada a partir do preconceito: "O racismo é uma questão tóxica que o MI5 enfrenta todos os dias, mais visivelmente em nosso trabalho para lidar com o terrorismo de extrema direita. O racismo não é o único combustível dessa ameaça, mas está fortemente presente."

Ele disse que, no passado, houve algumas vezes campanhas de desinformação de estados extrangeiros, que buscavam influenciar questões como raça, mas isso não era comum.

"Se fôssemos buscar abertamente culpar o exterior por esses comportamentos racistas, poderíamos correr o risco de não assumirmos sermos uma parte do problema, que é o racismo dentro de nosso próprio país", acrescentou.


Ele disse que os adolescentes são uma parte crescente do esforço de recrutamento do terrorismo, especialmente pela extrema direita.

Ativistas de grupos de extrema direita protestando em Londres durante as manifestações do movimento Black Lives Matter em 2020. Foto: Getty Images.


Outros tipos de ameaças


O MI5 tem se concentrado principalmente no terrorismo ligado ao islamismo nos últimos 20 anos, desde os ataques de 11 de setembro de 2001, lançados pela Al-Qaeda de sua base no Afeganistão.


E com as tropas ocidentais deixando o Afeganistão, ele reconheceu o perigo potencial de grupos terroristas islâmicos tentando reconstruir suas bases no país.


"Se bolsões de território não governado se abrirem, alguns grupos terroristas podem, por exemplo, tentar restabelecer algumas instalações de treinamento lá, como vimos no passado. Não se deduz automaticamente que eles iriam partir daí para tentar direcionar ataques terroristas contra o Reino Unido, por exemplo, [mas] essa é claramente uma possibilidade para a qual devemos estar alertas ", disse ele.


O chefe do MI5 também atacou o Facebook e outras empresas de tecnologia por planejarem implementar criptografia ponta a ponta para algumas de suas plataformas, como o Messenger. Isso impossibilitaria as empresas de entregar o conteúdo das mensagens dos usuários às autoridades, porque elas próprias não teriam mais acesso.

"A criptografia de ponta a ponta feita da maneira que o Facebook está propondo atualmente entregará um presente aos terroristas que o MI5 precisa encontrar e combater - e um presente aos abusadores de crianças que nossos colegas da Agência Nacional do Crime precisam encontrar e combater", ele disse.

Ele disse que as empresas de tecnologia cumpriram sua responsabilidade de remover conteúdo terrorista de suas plataformas. Mas ele disse que queria fazer um apelo público para que eles se envolvessem seriamente com os governos para planejar a segurança pública junto com a privacidade no futuro.


O MI5 está dobrando a quantidade de recursos que está investindo no combate às ameaças de países hostis, revelou McCallum. Isso poderia incluir ciberataques, desinformação, espionagem e interferência na política - e geralmente estes são ligados à Rússia, China e Irã.


Ele disse que essas "ameaças menos visíveis" têm "o potencial de afetar a todos nós", impactando empregos e serviços públicos e podendo até levar à perda de vidas.

bottom of page