top of page

Rússia e China afirmam laços em meio a tensões com o Ocidente

Atualizado: 5 de out. de 2022

Líderes dos países realizaram cúpula virtual, enquanto Putin declara as relações Rússia-China "um exemplo adequado de cooperação entre países".

O presidente russo, Vladimir Putin, realizando uma conferência com o presidente chinês Xi Jinping por meio de um link de vídeo em sua residência nos arredores de Moscou, Rússia [Foto: Reuters]

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu contraparte chinês, Xi Jinping, realizaram uma videoconferência, em meio aos atritos nas relações de ambos os países com o Ocidente.


Em seus comentários de abertura na cúpula virtual na quarta-feira, Putin e Xi saudaram as relações entre a Rússia e a China, com o líder russo declarando-as “um exemplo adequado de cooperação entre os países no século 21”.

“Um novo modelo de cooperação se formou entre nossos países, baseado, entre outras coisas, em não interferir nos assuntos internos [uns dos outros], respeito pelos interesses de cada um, determinação de fazer da fronteira comum um cinturão de paz eterna e boa vizinhança ”, disse Putin.

Xi disse que o presidente russo "apoiou fortemente os esforços da China para proteger os principais interesses nacionais e se opôs firmemente às tentativas de abrir uma divisão entre nossos países".


Putin também disse que planeja se encontrar com Xi pessoalmente em Pequim em fevereiro e participar das Olimpíadas de 2022. “Conforme combinado, vamos conversar e depois participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno”, disse Putin.


As tensões entre a Rússia e os países ocidentais aumentaram nos últimos meses devido a um aumento militar russo perto da fronteira com a Ucrânia. O governo ucraniano acusou Moscou de reunir dezenas de milhares de soldados em preparação para uma possível ofensiva militar em grande escala. O Kremlin nega ter planos de invasão e diz que o Ocidente está dominado pela russofobia.


No início da quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os dois líderes discutiriam as tensões na Europa e a retórica "agressiva" dos Estados Unidos e da Otan.


“A situação nas relações internacionais, especialmente no continente europeu, está muito, muito tensa agora e requer discussão entre os aliados”, disse Peskov, referindo-se a Moscou e Pequim.


“Vemos uma retórica muito, muito agressiva do lado da OTAN e dos EUA, e isso requer uma discussão entre nós e os chineses”.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que a reunião deve "aumentar ainda mais a confiança mútua de alto nível entre os dois lados".


A Rússia tem cultivado laços mais estreitos com a China à medida que suas relações com o Ocidente pioraram, e Putin usou a parceria como uma forma de equilibrar a influência dos EUA enquanto fecha negócios lucrativos, especialmente em energia. Ele e Xi concordaram este ano em estender um tratado de amizade e cooperação de 20 anos.

__________________________________________________________________________________

Créditos à reportagem original da Al-Jazeera, que serviu como base para esta matéria:


bottom of page